terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Utilização de Espaços Públicos

O Brasil é conhecido por suas belezas naturais e pelo seu imenso território, esses dois fatores são motivos de orgulho e de deixarem os brasileiros com os cabelos em pé!
O mundo inteiro fica de olho (gordo), tem um grande interesse em nossa riqueza ainda mais quando ela não é bem administrada. Falam que internacionalização da Amazônia preservará a floresta em pé, será essa teoria verdade ou querem privar o direito dos brasileiros sobre seu território e seus benefícios ?
Ninguém pode cuidar melhor da Amazônia que o povo que vive lá, conhece a região, vive os mitos e tradições da região, mitos como o curupira - índio de pé para traz que cuida da floresta. Algumas pesquisas mostram que áreas onde são habitadas por povos indígenas e tradicionais tiveram menores taxas de desmatamento. A questão Amazônia já foi muito debatida no cenário nacional e internacional e bem defendida pelo senador Cristovam Buarque, existem outros espaços que são importantes e não valorados. Esses lugares são praças, parques ,terrenos abandonas e outros. Muitas praças ficam só no papel e no lugar de praças surgem "pastos" crescimento gramíneas, tudo isso ocorre por uma má gestão municipal.
Uma solução seria a apropriação desses lugares pela população, um exemplo é a criação de uma praça na cidade de Limeira-SP, no bairro morro azul por um grupo de jovem. O grupo de jovem é chamado de jovem do pasto limpo em semelhança a imagem do pasto que era o bairro. Hoje a praça já tem 8 anos de sua criação e seus criadores cada dia mais buscam parceiros para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população do bairro. Várias pessoas ajudam na conservação da praça mostrando que a gestão popular de espaços públicos podem ser mais vantajosos que a administração pela prefeitura. Lógico que surge alguns problemas como a depredação da praça, utilização da praça por viciados e outros, mas para combater essa situação é necessário a participação da comunidade para zelar desse espaço.
Porque não poderemos criar áreas verdes com cultivo de plantas medicinais e hortaliças para a comunidade ? Trazendo os benefícios para população em geral como: a não impermeabilização do solo melhorando a drenagem urbana, melhorando a variedade térmica, menor quantidade de resíduos levado para o aterro sanitário pois podemos criar composteira coletiva para gerar adubo a partir de resto de comida, poda de árvores e outros.
Tudo que foi exposto acima é lindo,sinceramente. Mas o ego humano atrapalha um pouco. Muitas pessoas que cuidam desses espaços verdes (públicos) se acham dona do local e não querem que outras pessoas tenha acesso direto aos benefícios desta. Um pessoa na cidade de limeira passou por um espaço desses e viu um boldo- planta usada para problemas no fígado, geralmente usada para combater a ressaca- e decidiu pegar algumas folhas, quando a pessoa que cuidava da área viu ficou furiosa e pergunto para a outra quem tinha deixado.
Quem tem razão nesse caso ? Todos somos donos dos espaços públicos e devemos cuidar dele, trazendo vantagens para toda a população e não deixando externalidades.

No lado direito tem um link com fotos da praça em Limeira-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário