Ecoclubes são espaços onde jovens adolencentes trabalham para melhorar a qualidade de vida de sua comunidade, formando cidadão comprometidos com seu entorno. Para isso eles trabalham com outras organizações civis.
A história dos ecoclubes começou e 1992 quando o engenheiro agrônomo Ricardo Bertolino incentivou adolescentes de escolas médias de Firmat, ao sul da província de Santa Fé, a se organizarem que sua comunidade classificasse o lixo domiciliar. Os jovens formaram patrulhas que percorria as casas explicando a proposta. Em seguida a idéia se reproduziu em outras localidades da região e, com o tempo, derivou nos ecoclubes. Em cada localidade um grupo de jovens trabalha nos problemas ambientais e sociais prioritários da área.
“São espaços de formação para a liderança juvenil, inclusive, digo que fazemos política ambienta e, de fato, há atualmente jovens que foram nossos sócios participando como legisladores”, acentuou Freta, que estuda direito. A rede, que não exige uma estrutura complexa, se propagou rapidamente e hoje existem na Argentina mais de uma centena de ecoclubes, dos quais participam ativamente cerca de 1.500 adolescentes e jovens em cinco áreas que cobrem todas as regiões do país, noroeste, nordeste, Cuyo, centro e Patagônia.
Acredito que no Brasil os Ecoclubes não são muito divulgado e tem suas luzes ofuscada, pois aqui temos o coletivo jovem de meio ambiente (CJ). Os ecoclubes tem sócios de 15 a 25 anos isso dá uma idéia de empresa, já o CJ não. O CJ nasce de um politica pública de meio ambiente.
Não importa se É CJ ou Ecoclube, o importante é os jovens atuarem para a melhora de nosso planeta.
Maiores Informações: Ecoclubes, Coletivo Jovem de Meio Ambiente
Noticias: Mercado Ético
Nenhum comentário:
Postar um comentário