sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Curso Gratuito de "Educação Ambiental" - AM016

Curso Gratuito de "Educação Ambiental" - AM016

Sextas-Feiras das 8:00 às 12:00 - 60 horas

Ciclo Básico NOVO - SALA PB01

UNICAMP Campus de Campinas

Desenvolvendo alguns dos mais relevantes tópicos relativos à Educação Ambiental (história, princípios, experiências, avaliação, etc.) a disciplina tem como principais objetivos:

construção de uma noção de responsabilidade sócioambiental inerente a toda forma de conhecimento ;

- valorização da educação como estratégia de transformação política da Sociedade

- desenvolvimento de um diálogo interdisciplinar na Universidade e desta com os demais saberes da Sociedade;

- valorização/diálogo com outras formas de expressão e percepção da realidade ;

- discussão e construção coletiva de conceitos e valores relativos à melhoria da nossa vida em sociedade.

INSCRIÇÕES: ESTUDANTES ESPECIAIS

SOMENTE dia 05 de MARÇO de 2009

das 09:00 às 16:30

na DAC - Diretoria Acadêmica próxima à Biblioteca Central

informações: http://www.dac. unicamp.br/ portal/grad/ estudante_ especial/ index.html

PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO NA PRÓPRIA TELA DO COMPUTADOR, IMPRIMIR E ENTREGAR NO HORÁRIO ACIMA, MESMO SEM A ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO (esta assinatura, será obtida posteriormente pelo responsável do curso, Sandro Tonso)

MAIORES INFORMAÇÕES c/ Prof.Sandro

E-mail : sandro@ceset. unicamp.br

Esta disciplina é oferecida a alunos de TODOS OS CURSOS DA UNICAMP e a estudantes especiais de fora da Unicamp, procurando oferecer uma oportunidade de aprendizagem e debate sobre as principais questões socioambientais integrando as diferentes áreas de conhecimentos e suas diferentes visões sobre estas questões.

O programa está dividido em 03 blocos que se entrelaçam no decorrer dos 15 encontros de 04 horas cada.

Bloco: "A Crise da Civilização" Por meio de uma análise dos principais problemas ditos "ambientais" da modernidade, sob seus aspectos técnicos, sociais, econômicos, ecológicos, culturais e políticos, discute-se se a chamada "exploração da Natureza pelo Homem" não é mais uma das facetas da "exploração do Homem pelo Homem". O principal objetivo deste bloco é a construção de uma postura de verdadeiro respeito à diversidade no seu sentido mais amplo: ecológico, social e cultural.

Também neste bloco, serão apresentadas e analisadas de maneira ampla e integrada as principais questões ditas "ambientais" como o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, as enchentes, o destino dos resíduos sólidos urbanos, a reciclagem de lixo, a destruição das matas ciliares dos rios, a áreas de preservação, entre outras questões freqüentemente divulgadas pela mídia.

Bloco: "Educação Ambiental como resposta?" Sob este tema, os encontros procurarão mostrar o histórico do movimento ambientalista, seus principais documentos nacionais e internacionais e o percurso já realizado pelo movimento da Educação Ambiental. Serão apresentadas, estudadas e discutidas experiências de Educação Ambiental, inclusive com a visita a práticas de trabalhos comunitários com a postura socioambiental que se quer apresentar na disciplina.

Serão apresentadas e discutidas as principais Políticas Públicas de Educação Ambiental, suas metodologias e fundamentos conceituais.

Bloco: "Encontro de sensibilização: preparando um projeto" Nesta fase, a disciplina propõe uma série de dinâmicas e atividades que tem por objetivo a sensibilização para as questões discutidas, procurando integrar uma dimensão racional e informativa a um trabalho sensível, afetivo, estético e formativo. Desta forma, acredita-se que toda a dimensão humana esteja presente na preparação de projetos de Educação Ambiental. Somente desta forma, acredita-se na possibilidade transformadora da Educação Ambiental, entendida com Educação Política e socialmente responsável.

Os encontros se constituem numa das poucas oportunidades de real exercício de interdisciplinarida de em torno a uma questão que afeta a todos: a dimensão socioambiental, e que, de uma forma ou de outra, toca a todas as Profissões que deveriam se sensibilizar para discutir sua participação na construção de uma solução coletiva.

Os encontros para este primeiro semestre de 2009, serão realizados às SEXTAS-FEIRAS, das 8:00 às 12:00, numa das salas do Ciclo Básico Novo no campus de Campinas , no primeiro andar, na SALA PB01.

INÍCIO 06 DE MARÇO DE 2009

às 08:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário